#PACI20 devocional 05

#PACI20 devo40/05
“O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados” Pv 10:12. Do capítulo 10 ao 22:16 temos o segundo e mais longo livro de provérbios, os Provérbios de Salomão, com frases isoladas de sabedoria antiga. No versículo 12 o autor compara dois tipos de relacionamento: a) “O ódio” – que no original tem raiz em ‘inimigo’, portanto, inimizade; b) “provoca” – desperta, acorda, levanta; c) “dissensão” – conflito, discórdia; d) “o amor cobre” – põe um remendo, cobre um furo, fecha um vazamento;  e) “todos” – com o sentido de inteiro, sem faltar nenhuma parte; f) “os pecados” – com raiz em rebeldia, portanto, rebelião. Se existe inimizade, o conflito é sempre despertado. Já o amor não encobre, não disfarça, nem ilude; o amor fecha, tampa e veda. Com amor a rebelião não vaza. Sua lista ‘A’ está cheia de inimizade ou de amor? De provocações ou de perdão? De conflitos ou de paz?

Ore sobre isso:
a) confesse a Deus os relacionamentos em sua lista ‘A’, marcados pelos conflitos; b) submeta-se ao mandado de Deus para amar e deixe de lado toda a inimizade; c) suplique ao Senhor que o amor feche toda a rebelião em sua vida e na vida das pessoas com quem você se relaciona.

Comente:
Comente com os outros pacificadores o que esse versículo significa para sua vida nesse momento, como você o aplica. Isso pode ajudar outros a entender e aplicar este ensino bíblico. Use o link comentários.

11 comentários em “#PACI20 devocional 05”

  1. Poxa, me encanto por esse versículo, e como nunca estou passando por um processo em que preciso vivê-lo dentro de casa. E como às vezes eu acho que é difícil amar algumas pessoas. Tenho orado para que o Senhor me ajude a enfrentar essas situações, mas o glorifico, porque se o próprio Senhor já perdoou, quem sou eu pra não perdoar? Se o próprio Cristo já amou, quem sou eu para não amar?

  2. Quando a gente entende o amor como um mandamento as coisas ficam melhor.
    No versículo mostra que o ódio (o que vem de nossa vontade de nos vingarmos, de retribuir a quem nos fez mal) vem em nosso coração e se nos rendermos a ele só vai provocar mais intrigas. Já o amor, que é antinatural quando somos machucados, sara todas as coisas.
    Como a Camila disse, pode ser difícil amar algumas pessoas e temos que nos desempenhar mais ainda para isso.

  3. Toda vez que eu vejo sobre paz, me vem à cabeça hb 12:14. e sempre penso também no conceito de paz que aprendi no PACI18, sobre as coisas estarem organizandas. e é isso, quando não se tem paz em seus relacionamentos (que provocam a perca da paz em si mesmo), você não consegue ver a Deus, e muito menos aqueles que estão ao seu redor veem.

  4. O amor é tão puro, tão lindo, e tem um poder tão grande, Deus está sempre me dizendo através da bíblia do que ele é e capaz de fazer, o amor cura, o amor liberta, e com esse lindo versículo aprendemos que ele cobre feridas, trocar o ódio pelo amor, por mais complicado que pareça, é a melhor escolha que podemos tomar, precisamos amar como ele nos amou

  5. Esse versículo veio em um momento bem delicado da minha vida, pois oro para que Deus me ajude a não gerar conflitos. Preciso aprender a amar mais e ser mais amor dentro de casa e sei que Deus nos dá forças para fazer isso, mas é preciso buscar a Deus e obedecer.

  6. Tenho falhado a prática do amor. Assim como o devocional de ontem sobre como reagimos a uma correção. Pensando no meu ambiente de trabalho, meu chefe é alguém que me desestrutura, acho que posso dizer emocionalmente e psicologicamente e ao invés de amar e ser sábia tenho guardado sentimentos ruins, é tão difícil… quero e espero avançar nisso. Que Jesus me ajude! 🙏

  7. Esse versículo nos mostra a melhor maneira de resolver algumas situações difíceis nos nossos dias, quando no trabalho, na escola, trânsito, ou qualquer outro local que frequentamos, acontecem situações de desentendimento ou até quando nos provocam, nos tratam mal com objetivo de ver um cristão perder a calma e o controle. Devemos, lembrar que esse versículo nos ensina a ser pacificos e resolver com amor, em Provérbios 15:1 ele tambem mostra que a palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira, não devemos pagar o mau com mau, e quando nos tratarem mau devemos tratar a pessoa bem, manter a calma e ser pacíficos para sair da situação difícil.
    Realmente fazer isso é muito difícil, somos humanos feitos de carne, não gostamos de ver outra pessoa falar mau da gente e ficar calados ou tratar bem, mas como pessoas de Cristo e pacificadores, fomos transformados e devemos suportar tudo isso e fazer o que nosso mestre nos ensina.

  8. O senhor apresentou a mais pura forma de amor baseada em amizade, perdão, companheirismo e está sempre ensinando através da sua palavra o quão poderoso, restaurador e forte esse sentimento é. É de extrema importancia rasgar o cheque, perdoar, amar e florescer nós irmãos. Amar uns aos outros como a si mesmo.

  9. Muitas vezes nossas palavras ou o jeito com que falamos, seja por causa do estresse, cansaço ou raiva acaba sendo dito com palavras de ódio e isso gera tristeza, brigas e mágoas nas pessoas. Por isso, que é muito importante que estejamos atentos a tudo o que dissermos, pois nós somos responsáveis por tudo o que dizemos e muitas vezes, mesmo sendo cristãos nossas palavras não tem sido ditas com amor, e invés de sarar, de ajudar acabam contribuindo para gerar conflitos e discórdias em nossos relacionamentos diários; logo, devemos estar sempre atentos com o que dizemos, pois como a bíblia diz os navios mesmo sendo grandes são controlados por um leme muito pequeno, e assim também é nossa língua, que embora seja muito pequena ela pode contaminar todo nosso corpo, e assim como uma fagulha pode causar um grande incêndio, nossa língua pode causar grande destruição nas pessoas e nos nossos relacionamentos, Tg 3: 4-5.

  10. Quantos relacionamentos são baseados em amor? E ao contrario disso quanto são um caos total? Onde só se encontra xingamentos, provocações, brigas e mais bricas, isso é o que se passa até mesmo em nossos relacionamentos, não tem mais amor um pelo outro, só contendas. Temos que avaliar como estão as nossas amizades e ao invés de ódio deixar que reine o amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress