#PACI20 devocional 04

Para fazer o seu devocional você deve ter a lista ‘A’, uma lista com os nomes das doze pessoas com quem você mais se relaciona, com quem passa mais tempo no dia a dia. Essa lista ajudará você a fazer a aplicação prática do que aprender da Palavra de Deus.

#PACI20 devo40/04
“Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará” Pv 9:8. Esta é a última cena do ensino de um pai sobre a sabedoria. Neste capítulo a sabedoria e a insensatez personificadas convidam os jovens para se hospedarem na casa de cada uma. Antes do segundo convite, o autor faz uma reflexão sobre a diferença entre quem ouve a sabedoria e quem segue a insensatez. No versículo 8 essa diferença é apresentada no relacionamento com a figura de autoridade: a) “Não repreenda”, “repreenda” – tornar direito, corrigir ou consertar o que está torto; b) “o zombador” – alguém que movimenta a boca, retruca, também um respondão ou falador; c) “o sábio” – alguém com mente, fala e ações excelentes; d) “o odiará”, “o amará” – zombador e sábio se relacionam de modo diferente com quem os quer ajudar. Você ama ou odeia as pessoas que corrigem você?

Ore sobre isso
a) veja em sua lista ‘A’ se você é amigo das pessoas que tem autoridade sobre você e agradeça a Deus por elas; b) confesse ao Senhor se você tem retrucado e resistido às pessoas que devem corrigir você; c) confesse se você odeia ou se verdadeiramente ama as pessoas que lhe corrigem; d) suplique a Deus por sabedoria para aceitar a correção com amor.

Comente:
Muitas vezes o adolescente ou jovem retruca sem pensar, no impulso de se defender ou se justificar, com isso perde a oportunidade de ouvir a repreensão, pensar sobre ela e corrigir a própria vida. Comente com os pacificadores ideias para ouvir e aproveitar melhor as repreensões. Use o link ‘comentários’ para isso.

11 comentários em “#PACI20 devocional 04”

  1. Uma dica para lidar com as repreensões é entender que a pessoa que está te corrigindo não quer seu mal, ela não está criticando só por criticar mas quer te ajudar a melhorar um ponto que você está errando. Em outras palavras é não entender como uma ofensa pessoal.

  2. Somos muito reativos quando recebemos uma repreensão. Acho que por mais difícil que seja devemos nos silenciar mediante o momento da repreensão e naquele momento não lutar com o nosso próprio senso de justiça, mas nos calarmos mesmo, e não é só o silêncio do exterior, mas também do interior, das murmurações, da rebeldia e rebelião que está em nossos corações e pensamentos.
    Vamos orar para que o Senhor nos ajude a ouvi-lo nos momentos de repreensão, tanto a correção dEle, quanto os dos nossos pais, chefes, amigos, líderes e entre outros.

  3. como eu queria mandar um áudio falando sobre o assunto… mas como a gente não pode a gente escreve…
    nos precisamos sempre ser corrigíveis, ensináveis, devemos ser como crianças, prontos para ser moldados pela vontade do Pai.
    quando nos deparamos com uma situação em que alguém que não conhecemos direito, não gostamos, ou até mesmo não tem razões bíblicas para a correção nos corrigindo ficamos com um pé atrás quando a isso. porém, sempre precisamos estar atentos aos comentários e correções que nos são feitas, e devemos olhar a luz bíblica o que deve ser corrigido ou não.
    temos também uma concepção que ema ema ema cada um com seus problemas. DE JEITO ALGUM. ema ema ema eu com seus problemas, pois estou dentro do Corpo de Cristo, e a saúde espiritual/emocional do meu irmão é problema meu também!

  4. Um dos maiores males do corpo atual é o orgulho, ele fere amizades e acaba manchando relações pois as pessoas simplesmente n aceitam conselhos, repreensões, estão sempre cheias de certezas e convicções. Devemos zelar pela sabedoria cedida pelo Senhor para compreender e lidar com situações, tirando proveito daquilo que ele quer tratar conosco, aquilo que nos ajuda a construir, pois o Senhor usa quem ele quiser quando quer tratar de determinado assunto conosco.

  5. Receber repreensão é sempre uma tarefa difícil, principalmente quando não concordamos com o que está sendo dito, as vezes precisamos nos policiar dia após dia para receber bem e entender o que aquela pessoa quer nos dizer e tirar o melhor disso. Esse provérbio reforça a importância do 4 mandamento, honrar nossos pais e nossos líderes inclui aceitar, respeitar e tentar mudar de acordo com repressões, precisamos diariamente da ajuda do Senhor para perceber no momento da repreensão que aquilo é para o nosso bem e que devemos aceitar e tentar melhorar

  6. Devemos sempre ser atentos ao ouvir e tardios ao falar como ensina Tiago1:19. Realmente ouvir orientações sábias e repressões, é difícil, ainda mais quando se é jovem, nosso pais e líderes sempre tem nos dado orientações devido ter mais experiência. Fica para todos duas opções, escolher ouvir a orientação e aceita-la para nosso próprio bem, ou escolher não aceitar e ter péssimas consequências.
    Do mesmo modo devemos ser sábios ao orientar os que necessitam, e também humildes para aceitar qualquer repreensão para corrigir nossos erros.

  7. Acho que hoje foi o meu “despertar” para esses 40 dias de devocional. Eu fiz os outros e ok. Mas o de hoje, dia 4 me chamou atenção de forma diferente. Eu já li o livro de provérbios e é incrível como sempre que relemos algo novo enxergamos, aprendemos… o que numa leitura anterior passou despercebido, quando volta já chama atenção, já é algo novo que se aprende… Feliz pelo devocional de hoje, acredito que foi um despertar para os próximos e entendo que devo buscar em Deus com maior persistência a sabedoria, para estar atenta ao meu próximo e saber receber com amor as correções. (Apesar de não criar confusão, no meu coração é difícil aceitar a repreensão tão facilmente).

  8. As vezes será necessário sermos repreendidos, quando nossa conduta não estiver dentro do padrão de Deus. Mas o que devemos fazer é aceitar com humildade, reconhecer que estamos errados e valorizar as lições que vêm delas. Um exemplo na Bíblia que lembro é o do apóstolo Pedro quando foi repreendido por Paulo em Antioquia (Gl 2). Pedro teve uma conduta considerada hipócrita, pois convivia com os gentios mas depois optou por afastar-se deles, temendo ‘os que eram da circuncisão’. Paulo o advertiu diante de todos e não vemos Pedro abandonando o trabalho por causa disso, ou ficando intrigado com Paulo ou outra coisa parecida.
    Devemos permitir que outros, baseado nas escrituras sagradas, nos corrijam. Pode ser difícil as vezes, mas é algo que ajuda muito na caminhada cristã; e que possamos também estar aptos para repreender quando assim for necessário.

  9. Se nós queremos ser sábios, devemos estar abertos a repreensões, porque não nascemos sabendo de tudo. Então a melhor forma é deixar o orgulho de lado e programar seu coração a sempre dizer: eu quero ser sábio, eu preciso disso!

  10. Mais uma vez provérbios nos ajuda a entender se nossas atitudes estão sendo de pessoas vaidosas e orgulhosas ou de verdadeiros sábios que entenderam de fato a palavra de Deus. Muitos jovens e adolescentes atualmente pensam em correção como algo ruim, como pessoas que se consideram superiores e acham que por serem melhores ou mais velhas tem o direito de nós repreender, mas observamos na bíblia que a correção na verdade é um gesto de amor, de pessoas que se preocupam conosco e querem que cresçamos espiritualmente e nos tornemos pessoas melhores. Mas muitas vezes nosso ego e nosso orgulho acabam nos atrapalhando e nos impedem de aceitar uma correção, mas é sempre importante lembrarmos que toda correção sincera é feita para nos edificar e tornar-nos cristãos mais firmes na palavra de Deus. Então que possamos ser igual a bíblia nos aconselha em sermos tardios para nos irar, e tardios para falar, mas estarmos sempre prontos para ouvir Tg 1:19, principalmente se for para ouvir correções que nos fortalecerão em Cristo.

  11. Deus colocou em nossas vidas pessoas que podem nos exortar, corrigir, ensinar, porem em muitos desses casos a primeira coisa que fazemos, no momento em que o sangue ferve, e queremos de todo modo nos defender é falar coisas que muitas vezes podem até magoar essas pessoas, temos que entender de uma vez por todas que essas pessoas só querem o nosso melhor e se estão nos exortando é por amor. Que não venhamos ser zombadores mas sim sábios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress