Como será Pacificadores em 2019?

O propósito de Pacificadores é capacitar adolescentes e jovens evangélicos para a liderança conforme a Bíblia. Fazemos isso estimulando as competências das três inteligências fundamentais da liderança: inteligência espiritual, inteligência emocional e inteligência gerencial. Nosso currículo atende a um ciclo trienal, cada ano com ênfase em uma das inteligências.

Entendemos ‘inteligência’ como a capacidade de escolha. Em 2019 daremos ênfase à inteligência espiritual – para favorecer as escolhas no relacionamento com Deus.

Ao preparar o currículo para o #PACI19, enfrentamos o fato de que não são as disciplinas e práticas do relacionamento com Deus o nosso maior desafio, mas os obstáculos internos e externos que os adolescentes e jovens enfrentam para vivenciar a espiritualidade. Pensando nisso, propomos 11 matérias para os alunos, inclusive o devocional preparatório, e uma para os observadores/ líderes adultos. Serão 146 horas de conteúdo curricular, uma média de 10:25 minutos por dia. Veja a seguir a ementa de cada matéria.

O tema geral, “em espírito e em verdade” Jo 4:24, é a definição de Jesus das competências necessárias para o relacionamento com Deus. O currículo de #PACI19 foi pensado de modo a levar cada aluno a aprofundar seu relacionamento pessoal com Deus como condição fundamental para a liderança.


O Livro do Reino: conhecer o Reino de Deus como essência do Evangelho, da fé e da adoração; estudo Indutivo de 35 passagens do Evangelho de Mateus com ênfase auto-avaliação e tomada de decisão. 35 seções consecutivas de 1 hora anteriores ao início do curso. Esse é o programa devocional preparatório. 35 horas.


10 (Ética Cristã): conhecer os 10 mandamentos na perspectiva do Evangelho, reconhecer as situações cotidianas em que se aplicam, identificar atitudes e procedimentos contrário e favoráveis. Já há alguns anos que as listas de proibições típicas de acampamentos foram substituídas em nossa escola pela prática da Bíblia. A matéria será apresentada no dia seguinte à integração em 6 horas de leitura, debates, dinâmicas de memorização e exposições. Depois, esse conteúdo será a base da disciplina dos alunos. 6 horas.


Nossa Luta: Identificar, avaliar o desempenho pessoal e desenvolver os elementos básicos da espiritualidade pessoal. baseado em Efésios 6:10-20, essa matéria permitirá ao aluno considerar seis elementos da cosmovisão e seis áreas do desempenho espiritual. Além de permitir a auto-avaliação e desenvolvimento pessoal, Nossa Luta é um excelente recurso para o discipulado um-a-um (prestação de contas). Esse conteúdo responde aos obstáculos interiores à espiritualidade. A matéria será apresentada em 12 exposições plenárias de 1 hora. 12 horas.


Service: Compreender, identificar e exercitar a adoração coletiva. Em inglês, a palavra para culto é ‘serviço’. Isso confere com um dos termos usados na língua original do Novo Testamento e traduzido como adoração. No #PACI19 teremos 13 períodos de serviço, como uma hora de duração, incluindo uma seleção cuidadosa de músicas de adoração. 13 horas.


Degraus: Identificar elementos das cinco disciplinas espirituais no texto bíblico (adoração, confissão, gratidão, submissão e dedicação); exercitar e interiorizar as disciplinas espirituais. Os ‘Cânticos dos Degraus’ (salmos 120 a 134) são cânticos que preparavam os peregrinos para as três grandes festas que os judeus deviam observar. São salmos com grande significado na medida em que subimos, como peregrinos nesse mundo, em direção à Cidade Santa. Diariamente os alunos dedicarão 2 horas ao estudo indutivo desses salmos e à prática das disciplinas espirituais conforme eles ensinam. 30 horas.


Áquila Castelo: conhecer o método Áquila para ensino de crianças, interiorizar o conceito +amigos (5 presentes), desenvolver e exercitar a apresentação do currículo. O Circuito Áquila é um método de ensino para crianças em idade escolar (6 a 11) criado pela AMME. Um novo currículo será apresentado no #PACI19 e os alunos estudarão e prepararão sua apresentação no primeiro sábado (12). Esta será uma excelente aquisição para os alunos que se envolverão com a evangelização de crianças. 18 horas (inclusive 10 horas externas).


Royal Teens: indentificar, valorizar e interiorizar os principios de liderança conforme Jesus. Baseada nas exposições de Jesus sobre liderança e em seu exemplo conforme o relato de Marcos,  esta matéria será apresentada em dez exposições bíblicas. Os alunos serão estimulados a transferir o conteúdo e a participar de um plano de disseminação na áfrica de língua portuguesa. 10 horas.


Teologia Bíblica: capacitar os alunos para a experiência cristã em um contexto cultural pós-cristão, controverso e hostil. A teologia bíblica ou teologia do texto (TT), o estudo indutivo (VOS) e a pregação didática são as bases do conteúdo evangelístico da AMME e, portanto da escola Pacificadores. De um modo geral, todo o estudo bíblico é orientado por esses métodos, e nessa matéria a metodologia será fixada para que o aluno possa utilizá-la permanentemente. Nessa matéria, as três metodologias serão ensinadas com a aplicação prática ao texto de Habacuque. 20 horas.

PLANTEO: conhecer o método de planejamento dinâmico desenvolvido pela AMME e desenvolver um planejamento para os primeiros meses do ano. A AMME utiliza um planejamento de curto prazo especialmente desenvolvido para a abordagem adaptativa. O PLANTEO é baseado em dez elementos de planejamento tático, estratégico e operacional e vem sendo ensinado a adolescentes e jovens há vários anos. Embora a ênfase do #PACI19 seja a inteligência espiritual, as competências para as inteligências emocional e gerencial também serão estimuladas. 12 horas.


PaciFun: exercitar as competências da inteligência emocional. Diariamente os alunos terão um período para atividades lúdicas, durante o qual conceitos aprendidos sobre ética e relacionamento poderão encontrar um ambiente prático. Apesar de informal, o tempo investido nessas atividades tem valor curricular, é essencial para alcançar o objetivo geral do curso e será orientado pelos coordenadores. Devido à informalidade, as horas curriculares foram estimadas minimamente. 15 horas.


Eventos: identificar, elaborar e interiorizar o pensamento bíblico sobre temas específicos. Alguns temas pontuais são decisivos para o sucesso da escola e o alcance do objetivo geral. Temas como ‘filhos de pastores e missionários’, ‘vocação’, ‘entrada na universidade’, aniversários e outros são previamente planejados, outros somente são identificados no momento. Esses temas são tratados em eventos pontuais, principalmente nas chamadas festas que ocupam horários de jantar, chá, etc. 10 horas.


Líderes adultos: dez vagas (além das vagas destinadas aos alunos) são reservadas para líderes adultos que estejam trazendo pelo menos dois alunos. Líderes de adolescentes e jovens, missionários e pastores têm participado da escola todos os anos. Além do benefício que eles têm no contato com os alunos, participam de uma matéria especialmente formulada para eles, onde recebem novos conteúdos e avaliam o comportamento dos alunos. No #PACI19 o tema do curso especial  será ‘A construção da fé’, sobre as capacidades específicas de cada idade para a lógica espiritual. 10 horas.

Se a sua igreja tem algum adolescente ou jovem com potencial para liderança e quer edifica-lo, veja agora a página de inscrições.