#PACI20 devocional 37

Vamos terminar nossos 40 devocionais na quinta-feira dia 9. Naquele dia, vamos começar um período de 21 dias de oração pelo Pacificadores, cobrindo desde as viagens de vinda como as de volta. Para esse período vamos convidar intercessores que nos acompanhem em oração. Prepare-se para comprometer pelo menos cinco pessoas em orar por nós. Logo daremos mais detalhes.

#PACI20 devo40/37
“Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” Pv 27:9. Literalmente, ‘óleo e incenso vai iluminar a mente e a doçura do conselho do parceiro, a alma’: a) “Perfume e incenso”, óleo, possivelmente perfumado e incenso – culturalmente usados para propiciar o humor das pessoas e de Deus; b) “trazem alegria ao coração”, coração sendo a sede dos pensamentos e intenções, é iluminado ou alegrado e encorajado; c) “do conselho sincero do homem”, a doçura do conselho do parceiro; d) “nasce uma bela amizade”, a alma (é iluminada). O conselho do parceiro é comparado com o uso de perfumes caros para animar as pessoas. Paulo disse que o conhecimento de Deus transmitido por nós é como aroma, cheiro de morte para quem se perde e fragrância de vida para quem se salva (2Co 2:14-17). Você é o perfume de Cristo em seus relacionamentos?

Ore sobre isso:
a) nas homenagens feitas a um general vencedor na capital usava-se muito incenso, de tal modo que o perfume se sentia em toda Roma, confesse ao Senhor se você é o cheiro da vitória de Cristo junto aos seus relacionamentos da lista ‘A’; b) o provérbio que examinamos destaca a qualidade do perfume e do conselho do parceiro de animar, encorajar, alegrar, peça sabedoria ao Senhor para que suas palavras tenham esse efeito sobre seus amigos; c) mas não é pela bajulação e condescendência que faremos isso, o bom perfume deve ser um verdadeiro conselho, consagre ao Senhor a sua vida, para ser sempre sincero em suas palavras aos amigos.

Comente:
É interessante como algumas culturas são mais sinestésicas (refere-se a tato, paladar e olfato) do que outras. Pode não parecer, mas nós somos mais capazes de entender este provérbio do que pessoas de outras culturas. A sinestesia tem a ver com a inteligência emocional. Nos referimos a situações com ‘isso não cheira bem’, por exemplo. Comente com os pacificadores outras situações em que usamos o cheiro para discernir as coisas. Use o link ‘comentários’.

2 comentários em “#PACI20 devocional 37”

  1. Eu tenho a mania de relacionar muito a palavra ou o louvor a minha vida, por diversas vezes lembrei de pessoas escutando um louvor ou lendo uma passagem, transmitir isso, mostrar um conselho fundado na palavra é simplesmente maravilhoso, um perfume de graça e salvação.

  2. É interessante que esse texto mais uma vez demonstra a importância de estar dispostos a ouvir o conselho de seus amigos e como isso pode animar e alegrar os nossos corações, então é possível perceber que aquele que possui inteligência emocional, não só sabe dar conselhos, mas também está disposto a ouvi-los. É interessante também que em várias partes da bíblia Deus demonstra a adoração e o conhecimento sobre ele como um aroma, como dito também em Gênesis 8:21, e é interessante, pois nós temos o costume de identificar se algo é ou está bom pelo cheiro, portanto assim como nós em Cristo somos aroma agradável, o mundo, putrificado pelo pecado, cheira mal, e logo podemos perceber que nada que vem dele é bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *