#PACI20 devocional 22

#PACI20 devo40/22
“Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão” Pv 18:24. Literalmente, ‘Homem, colegas, isso faz mal a si mesmo, mas existe amar próximo como um irmão’: a) “amigos” e “amigo”, a diferença entre as duas palavras é a chave para a compreensão, primeiro há a ideia do substantivo ‘associado’, alguém que faz algo junto, segundo, o verbo amar, alguém que está amando; b) “pode chegar à ruína”, ser ‘ruim’ ou ‘maldoso’ consigo mesmo; c) “mas existe amigo”, verbo amar no singular; d) “mais apegado que”, adjetivo ‘próximo’; e) “um irmão”, tanto no parentesco imediato como no sentido figurado. O que podemos entender desse texto é que os colegas de uma pessoa podem causar que ele faça mal a si mesmo, porém existe alguma pessoa que ama como se fosse um irmão. Então, entre tantos colegas, há alguém que ama você como irmã/o?

Ore sobre isso:
a) suplique por verdadeiros irmãos e irmãs espirituais que amem você como Cristo nos ensinou; b) dedique sua vida a Deus para ser um/a verdadeiro/a irmã/o para as pessoas em sua lista ‘A’; c) confesse ao Senhor se, sendo apenas um colega, você causou algum prejuízo a alguém.

Comente:
Qual é a diferença entre colegas que podem causar-nos problemas e uma amizade verdadeira de alguém que nos ama biblicamente? Comente sobre essa diferença e sobre como conseguir mais amizades verdadeiras. Use o link ‘comentários’.

4 comentários em “#PACI20 devocional 22”

  1. Quem nos ama biblicamente vai sempre nos aconselhar para parecermos mais com Jesus. Quem é só nosso colega não vai se importar conosco verdadeiramente e não vai se preocupar em nos aconselhar de acordo com o que a bíblia diz.

  2. Desde minha conversão eu tenho o costume de chamar de irmão os jovens de minha igreja, isso é devido a forma como fui recebido e acolhido de braços abertos não só por Jesus mas também por sua noiva, e isso é algo que serei eternamente grato.
    Tenho também alguns amigos que levo em meu coração desde pequeno, um deles é cristão e é impressionante o quanto ele ficou feliz com minha conversão, estamos em oração e jejuando para que o Senhor trace plano de salvação na vida dos outros, enquanto isso, apresentamos e discipulamos da forma que conseguimos sobre esse amor que é estar nos braços do Senhor

  3. Ter amizades verdadeiras nos levam pra mais perto do nosso Senhor, às vezes até dentro da própria igreja algumas amizades não te levam a isso. Ore ao Senhor pra que Ele escolha suas amizades e te mostre com quem se deve andar.

  4. Penso que os verdadeiros amigos são aqueles em que confiam em nós e em quem nós podemos confiar, que realmente provam que nos amam, pois quando estamos passando por alguma dificuldade ou problema eles estão ali ao nosso lado. Os colegas normalmente como o texto diz estão ali associados, próximos, tendo um peso mais quantitativo do que qualitativo. Eu vejo que o jeito mais fácil de encontrar os verdadeiros amigos é estar dentro da igreja, do Corpo de Cristo, como diz em João 15, nós todos somos os ramos de Cristo, todos juntos em um só, com o mesmo propósito, por isso creio que para encontrar verdadeiros amigos, o melhor lugar é dentro da igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress