#PACI20 devocional 12

#PACI20 devo40/12
“Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados!” Pv 14:21. Literalmente, ‘Quem despreza seu próximo perde, mas quem se inclina ao aflito prospera’: a) “Quem despreza” – desrespeita, desvaloriza; b) “o próximo” – abrangendo diversos tipos de relacionamento; c) “comete pecado” – embora quase sempre traduzido como pecado, a ideia base é ‘perder’; d) “mas como é feliz” – a raiz é avançar, ir em frente, o conceito de felicidade ligado à prosperidade; e) “quem trata com bondade” – a partir da ideia de se inclinar para atender, inclusive ‘ter misericórdia’; f) “os necessitados” – na maioria das vezes traduzido como ‘aflito’. O texto trabalha uma antítese a como o mundo procura o sucesso. Ninguém quer se relacionar com quem está necessitado, mas é justamente a atenção a eles que permite avançar e prosperar. Quem na lista ‘A’ sofre aflições, o que precisa e o que você fará?

Ore sobre isso:
a) confesse ao Senhor se você deixou de pensar nas aflições das pessoas em sua lista ‘A’ ou se propositalmente ignorou suas necessidades; b) apresente em oração as necessidades de cada pessoa da lista ‘A’ e suplique uma solução a Deus – orar é o que de melhor podemos fazer; c) ofereça a Deus aquilo que você tem e pode fazer para suprir as necessidades das pessoas na lista ‘A’ e comprometa-se a socorrê-las.

Comente:
No mundo em que vivemos as pessoas perdem quando dão e ganham quando tomam. O versículo que examinamos ensina o contrário e Jesus também disse: “Deem, e lhes será dado” Lc 6:38. Comente com os outros pacificadores como você vê essa fórmula funcionando na matemática de Deus. Use o link ‘comentários’.

5 comentários em “#PACI20 devocional 12”

  1. Acredito que essa matemática vai além das coisas desse mundo. Quando fazemos o que Deus quer juntamos tesouro nos céus, de onde ninguém pode nos tirar, como Jesus disse em Mt 6:19-21

  2. Tive uma aula esse ano com um dos pacificadores em minha igreja em que discutimos justamente isso.
    No reino quando se perde é que se ganha, é dar pra receber.
    É meio doido pro mundo isso e até para nós mesmo.
    Me lembro muito do apóstolo Paulo falando sobre o poder do Senhor que se aperfeiçoa em sua fraqueza, e que quando se está fraco é que ele está forte.
    Isso trás consolo ao meu coração!
    Que o Senhor nos leve diariamente ao entendimento do seu reino e de sua matemática.

  3. A matemática do senhor está sempre correta, e ao meu ver, é muito mais lógica que a do mundo. Uma expressão que sempre ouvi é “o mundo é dos espertos”, e realmente, o mundo jas no maligno, e nele o “esperto” oq tenta se sobressair em todas as situações, as vezes até cotidiana ( como por exemplo andar pelo acostamento, ou pelo cantinho pra cortar uma fila de carros ) parece estar sempre ganhando. Mas pelo contrário, o céu pertence aos sábios, aos que seguem a palavra do Senhor e é nesse grupo que quero estar.

  4. Pra mim a maior área para exercer este principio bíblico é quando entramos em desacordo com alguém, podemos ser feridos, nós iramos, mas nunca devemos sair de nossa posição cristã e ceder ao pecado, as nossas palavras machucam, nossa língua tem o poder de edificar alguém, mas também tem o poder de destruir alguém, é necessário ter a sabedoria do senhor pelas escrituras para se posicionar e conseguir sair dessas situações de desentendimento sem matar alguém espiritualmente, cuidando e zelando uns dos outros.

  5. Infelizmente a generosidade e o auxílio ao próximo são atitudes que estão se perdendo até mesmos dentro da igreja e da comunidade cristã. Nós fomos chamados para ajudar uns aos outros, estamos aqui para cumprir a missão de Cristo e de alguma forma cuidar daqueles que precisam de ajuda, e assim demostrar o amor de Deus. Creio que seguindo o plano de Deus é que seremos prósperos, pois como diz em Mateus 6:33, se buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, as demais coisas lhe serão acrescentadas. Então se nós cumprirmos nossa missão de ajudar o próximo, de levar a cura para sua aflição, de levar o amor de Cristo para elas, nós estaremos colocando Deus em primeiro lugar e ele nos acrescentará o que precisamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress