#PACI20 devocional 30

Quem pensou que 40 devocionais era muito? Agora só faltam 10, e apenas 13 dias para você entrar no #PACI20. Santifique-se!

#PACI20 devo40/30
“Liberte os que estão sendo levados para a morte; socorra os que caminham trêmulos para a matança!” Pv 24:11. Como outros provérbios do terceiro livro, esta advertência tem justificativa no verso seguinte; peculiarmente, o verso 10 poderia ser incluído. Literalmente, ‘Você deve arrebatar os carregados para a morte, e os cambaleantes para a chacina você não tolerará’: a) “Liberte”, o verbo é arrebatar, raptar, e o tempo verbal comanda causar isso; b) “os que estão sendo levados para a morte”, traz a ideia de ser carregado passivamente; c) “socorra”, uma tradução difícil, parece dizer para o leitor não tolerar a situação descrita; d) “os que caminham trêmulos para a matança!”, os cambaleantes (o termo é vacilar, por descuido ou por determinada condição física) para a chacina. Falhar em fazer isso, dando a desculpa de não saber, coloca o leitor diante da sabedoria de Deus e de seu perfeito juízo compensador.

Ore sobre isso:
a) veja em sua lista ‘A’ se há pessoas sendo carregadas ou vacilando para a destruição e peça a Deus forças para agir nessa situação, para não fraquejar quando é necessário agir com firmeza; b) Tiago ensina que “Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado”, confesse a Deus se você tem pecado por omissão quando seus amigos precisam de você; c) situações extremas como alguém ser carregado para a morte ou vacilar para a chacina exigem sabedoria, peça a Deus essa sabedoria; d) a pior de todas as mortes é a morte eterna, bilhões de pessoas são carregadas para a morte ao nosso lado, ore para que você possa arrebatar da morte o maior número possível.

Comente:
No versículo 12 um leitor hipotético responde no plural, “nós não sabíamos”, quando todo o texto está no singular. Isso pode indicar a fala de uma pessoa de status social elevado, um líder, alguém com poder para agir. Comente com os outros pacificadores o que levaria uma pessoa, tendo condições de evitar a morte de outras, fingir que não sabe. Use o link ‘comentários’.

6 comentários em “#PACI20 devocional 30”

  1. Tenho sempre aplicado esse versículo à evangelização. Será que conseguimos ver nossos colegas e conhecidos sendo carregados para a matança, cambaleando para a chacina? Eles perderão sua vida eterna e isso é horrível. Será que estamos prontos para arrebatá-los de seu caminho de morte? Será que nos mantemos sensíveis para não tolerar que eles cambaleiem para a matança? Deus, livra-me da omissão.

  2. Eu sempre fico um pouco assustado com a ideia de que muitas pessoas do meu círculo social, pessoas que amo está caminhando para a morte eterna. Sempre chamo minha própria atenção para o máximo que eu poço fazer para apresentar a eles sobre o amor de Cristo. Este ano eu apresentei uma peça de teatro como um apelo de um familiar de um cristão que em meio ao desespero suplicava para que esse intercedesse por ele para que ele não fosse para a morte eterna, ao meu ver ela se encaixa perfeitamente, mostrando uma alma aflita que está sendo levada a morte eterna com a possibilidade de redenção.

  3. Acho que o que leva as pessoas a fingirem que não estão vendo as outras irem para a morte é a indiferença causada por estarem vivendo uma vida focada em si mesmas.

  4. Concordo com a Vanessa! O individualismo tem nos cegados! Alguns pensamentos como: já tenho os meus próprios problemas, não preciso de mais dos outros. Faz com que evitemos ajudar o nosso próximo!!! Que o Senhor nos ajude a respeito disso!

  5. Quando ainda era solteiro, tive uma experiência terrível. Uma pessoa conhecida de nossa família, veio a falecer. Eu tive duas oportunidades em estar com ele e em nenhuma delas falei o quando Deus o amava. Acha que ela não estaria interessado em ouvir sobre Deus. Então a partir dess episódio procurei não deixar mais essas oportunidades passarem desapercebido.

  6. Esse texto me faz lembrar do nossa chamado, do nosso propósito nessa terra, que é servir a Cristo na restauração das pessoas, pela manifestação do evangelho. Nós fomos chamados para ir por todo o mundo e pregar o evangelho, Marcos 16:15, mas muitas vezes nós damos desculpas, de que por medo e por vergonha, nós não conseguimos fazê-lo e assim nos tornamos omissos. Ou pior ainda, nós pensamos que isso não é nossa responsabilidade, mas sim de missionários e de pregadores, e com certeza isso é uma das maiores mentiras de Satanás, para nos impedir de cumprir nossa missão. A algum tempo li um livro chamado Esforça-te para Ganhar Almas, de Orlando Boyer, e este livro me fez refletir sobre se de fato eu estou amando as pessoas, pois como podemos dizer que amamos as pessoas, se não lhes entregamos a melhor coisa que elas poderiam ter, que é a salvação através de Cristo. Por isso, considero esse texto de provérbios um reforço para sabermos que esse é o nosso chamado, e que é nossa missão aqui nessa terra pregar o evangelho, para que as pessoas sejam salvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *