#PACI20 devocional 27

Oramos para que cada um tenha passado um Natal Feliz. Agora, enquanto você já se prepara para a passagem de ano, faltam apenas 16 dias para o #PACI. Lembre-se que o check-in na escola será das 14:00 às 18:00hs. Chegue no primeiro tempo, para se integrar melhor.

#PACI20 devo40/27
“Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei” Pv 22:11. Literalmente, ‘Sendo amoroso da pureza da mente (e da) boa disposição em seus lábios, seu amigo, o rei’: a) “Quem ama”, o tempo verbal indica uma ação permanente; b) “a sinceridade de coração”, a pureza ou limpeza da mente (o coração, hb. lev, é sede dos pensamentos nas línguas semíticas); c) “e se expressa com elegância”, lábios derivam da palavra ‘limites’ e é possível ligar essa expressão ao ‘Sendo amoroso’; d) “será amigo do rei”, a construção indica que o ‘rei’, tão importante naquelas culturas, quer ser amigo dessa pessoa. Esse texto liga a mente às atitudes, particularmente às palavras. Ninguém quer ser amigo de alguém com boas intenções, mas péssimas atitudes. Você é coerente ou vive se justificando e dizendo ‘não tive a intenção’, ‘não foi o que eu quis dizer’, ‘foi sem querer’.

Ore sobre isso:
a) confesse a Deus se você deseja fazer algo bom, mas termina fazendo o mal aos seus amigos da lista ‘A’; b) peça a Deus controle sobre sua boca, para que suas palavras sejam sinceras e verdadeiras; c) suplique o Fruto do Espírito, para que ele controle o seu interior e lhe dê equilíbrio.

Comente:
O autor menciona o rei querendo ser amigo de quem é coerente entre o que sente e o que diz (ou o que faz). Naquelas culturas o rei estava no topo da hierarquia social, qualquer um queria tê-lo como amigo e certamente ele era muito bajulado. Comente com os outros pacificadores quem representaria o ‘rei’ para os adolescentes e jovens de hoje e porquê? Use o link ‘comentários’.

4 comentários em “#PACI20 devocional 27”

  1. Uma interpretação latente desse versículo é o quanto uma mente impura tem dificuldade em falar com graça. Uma pessoa cuja mente está cheia de más intenções, não será capaz de ter boa disposição no falar ou no agir. Fazer bons amigos, amigos importantes, depende de valorizar a pureza da mente.

  2. Acredito que o Senhor deve ser colocado em primeiro lugar em nosso pensamento, evitando o pecado da Ira, que pode vir a destruir a alma de alguém, evitar contenda, pensar com calma, carinho, e medir suas palavras para dizer aquilo que se sente de forma a ser claro e n destruir ninguém é um fator importante da vida cristã

  3. Amo o versículo que nos diz que a boca fala o que o coração está cheio. É necessário saber o que está saindo, é de fato o que já está dentro.
    Oremos pra que o Senhor nos ajude a purificar os nossos pensamentos e o nosso coração para que tudo o que sair de nós seja agradável primeiramente a Ele.

  4. Nós sabemos que nossas ações assim como nossas palavras possuem fundamento nos nossos pensamentos, por isso, é necessário com que purifiquemos nossa mente e que busquemos ser sensatos. Dessa forma seremos como Romanos 12:2 diz, que temos que ter uma mente diferenciada desse mundo, a mente de Cristo, uma mente santa. Sendo assim, certamente conseguiremos alcançar novas amizades verdadeiras, pois os insensatos, aqueles que não controlam suas ações e palavras, possuem dificuldade em criar fortes vínculos com as outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *