#PACI20 devocional 25

Faça esse devocional na quarta-feira, dia 25.
Feliz Natal. Faltam 18 dias para o #PACI20

#PACI20 devo40/25
“Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais” Pv 20:19. A redação desse provérbio é algo complexa. Literalmente, ‘Desnuda(dor) (revela/dor) assuntos privados o (que) anda (procede) (como) mercador, portanto sobre o ‘abridor’ dos seus lábios você não se misturará’: a) “Quem vive contando casos”, a pessoa que age como um vendedor ambulante no aspecto de ‘vender’ histórias por onde anda; b) “não guarda”, revela, literalmente desnuda, culturalmente para humilhar, envergonhar; c) ‘segredo”, seção, assembleia, uma reunião fechada onde se estabelecem coisas importantes; c) “por isso, evite”, o verbo é trançar, o que sugere múltiplo envolvimento; d) “quem fala demais”, abrir os lábios, indica uma pessoa fraca ou tola, que não tem limites. O texto ensina a não se envolver com quem é fraco nos limites, quem não controla a própria boca. Se fala sem controle, você envergonha os outros e nunca será um bom amigo.

Ore sobre isso:
a) confesse a Deus se você tem dificuldade em controlar a própria boca, se já envergonhou ou humilhou alguém de sua lista ‘A’, ao revelar assuntos particulares; b) peça a Deus sabedoria para falar somente o que edifica; c) peça a Deus para ser alguém mais pronto a ouvir do que a falar; d) peça a Deus discernimento para saber quando um assunto não pode ser guardado em segredo e quem exatamente deve ouvi-lo.

Comente:
Infelizmente, tanto se comete pecado revelando o que ou a quem não se deve falar, como guardando segredo de algo ou a quem não se deve esconder. Comente com os outros pacificadores possíveis casos em que não se deveria guardar segredo, para que todos tenhamos mais sabedoria nesse assunto. Use o link ‘comentários’.

3 comentários em “#PACI20 devocional 25”

  1. Acho que quando se vive uma liderança compartilhada, é comum dividir os ‘segredos’ dos liderados entre ambos.
    Vejo que isso funcionou bem esse ano. Os casos que aconteceram foram resolvidos com sabedoria e muito diálogo. Sei que a liderança é confiável e isso é muito bom para esses momentos. Ter com quem compartilhar os seus próprios segredos e ajuda ao segredos dos liderados para melhor forma em ajudá-los sempre.

  2. Um dos mandamentos fala exatamente sobre controlar a língua, devemos levá-lo como verdade absoluta, contudo devemos ter entendimento sobre como se posicionar perante a liderança, sobre aprender a dialogar, sem omitir, e cooperar em prol do corpo

  3. Eu vejo que esse assunto é muito complexo, pois é muito difícil termos o discernimento de o que deve ser mantido em segredo e o que deve ser exposto para que a pessoa seja de alguma forma corrigida. Vejo que ao nos deparamos com uma situação desse tipo, nós primeiramente devemos orar, pedindo a sabedoria de Deus para agirmos de maneira correta, e caso concluirmos que o segredo da pessoa é um pecado, estimular essa pessoa a confessar esse pecado, pois como diz em 1 João 1:8-9, é necessário confessar o nosso pecado, para que possamos ser perdoados, pois sem a confissão nós não alcançaremos o arrependimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *