#PACI20 devocional 24

Faça esse devocional na terça-feira, dia 24.
Feliz Natal. Faltam dezenove dias para o #PACI.

#PACI20 devo40/24
“Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?” Pv 20:6. Literalmente, ‘A maioria humana (se) proclamará ‘homem de bondade’, mas o homem de estabilidades quem encontrará?’: a) “Muitos se dizem”, interpretação da NVI, para a maioria das pessoas que se proclama, ou chama-se; b) “amigos leais”, interpretação da NVI para ‘homem de bondade’ ou ‘piedoso’; c) “mas um homem fiel”, a ideia básica é alguém de ‘estabilidades’, no plural, possivelmente indicando a perseverança em diferentes situações; d) “quem poderá achar?”. O texto não se refere diretamente a relacionamentos, mas as virtudes humanas, lealdade, bondade, piedade e estabilidade ou fidelidade só se realizam na amizade. Ninguém é virtuoso sozinho. Todos se dizem ‘bons amigos’, mas é difícil achar alguém que persevere em todas as situações. Pense bem, que amigo você é, do tipo comum que ‘se acha’, ou do tipo raro que não deixa a ‘peteca cair’?

Ore sobre isso:
a) confesse a Deus e peça perdão se alguma vez você se iludiu pensando ser uma boa pessoa isoladamente, sem considerar como age em seus relacionamentos; b) avalie-se e confesse a Deus se você não é estável, confiável, fiel, nos relacionamentos com as pessoas em sua lista ‘A’; c) Peça a Deus para ser estável e confiável em todas as situações para com sua lista ‘A’.

Comente:
O individualismo da pós-modernidade faz com que as pessoas se avaliem isoladamente: elas descrevem o próprio caráter como se fossem indivíduos, sem considerar o efeito que produzem umas nas outras. Comente isso, como a avaliação de nós mesmos seria diferente se considerarmos o que representamos para as outras pessoas. Use o link ‘comentários’.

4 comentários em “#PACI20 devocional 24”

  1. infelizmente achar aqueles que são verdadeiramente nossos amigos está difícil, pois os que são fieis, bondosos, amigáveis, etc não são em grande quantidade. Porem temos que tomar um cuidado, porque em muitos casos queremos achar nas pessoas essas coisas, sendo que isso falta a nós mesmos, queremos amigos fieis, quando na verdade nós somos infiéis, queremos amigos leais, quando nós não somos leais, temos que analisar a nossa vida e ver se nós somos bons amigos.

  2. O Senhor tem me ensinado a cada dia minhas falhas, principalmente em relacionamento mais próximos, devemos nos manter íntegros, inteiros, presentes para aqueles que chamamos de amigos, dispostos a.dar de coração aberto, o Senhor abençoa grandemente aquele que não vê ganho além de uma sincera amizade e amor

  3. As nossas vidas muitas vezes servem de referencial há muitas pessoas e ao os nossos amigos.
    Aprendo como é bom ter companhia e o quanto somos moldados por elas, e não há nada mais rico em uma amizade que a sinceridade e o entendimento para correção e mudança de caráter sempre que necessário.

  4. A nossa sociedade está enraizando na mente principalmente dos jovens e adolescentes que é necessário buscar o próprio sucesso, de forma que os outros são irrelevantes para se obter suas próprias conquistas. Eu estou passando por uma fase de prestar vestibulares e vejo isso ainda com mais intensidade, do qual os jovens não enxergam os outros nem como pessoas, mas sim como concorrentes, como se a existência de outras pessoas, colaborassem para o seu fracasso. Mas sabemos que isso não é verdade, que nós precisamos das pessoas, que nós fomos criados por Deus para vivermos em sociedade e para viver em Corpo, e como já aprendemos em Provérbios 14:21, sabemos que o sucesso está fortemente ligado a como tratamos o nosso próximo, por isso, temos que ser diferentes, temos que sempre buscar olhar para as pessoas com o amor de Cristo, assim realmente conseguiremos demonstrar as virtudes de Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *