#PACI20 devocional 23

Faça esse devocional na segunda-feira, dia 23.
Faltam 20 dias para o #PACI20.

#PACI20 devo40/23
“A riqueza traz muitos amigos, mas até o amigo do pobre o abandona” Pv 19:4. Pv 18:23,24;19:4,6,7 são versículos vizinhos que tratam objetivamente da questão material na amizade. Literalmente, ‘A suficiência adicionará múltiplos amigos, mas (o) carente do seu amigo será dividido’: a) “A riqueza”, com o sentido de ter o suficiente, da raiz ‘estar fácil’; b) “traz muitos amigos”, ou ‘adicionará múltiplos amigos’; c) “mas até o amigo”, nas duas frases ‘amigo’ representa diversos tipos de relacionamento; “do pobre”, pobre é o adjetivo ‘carente’, da raiz ‘pendurar’ ou ‘balançar’, indicando alguém dependente, que não se sustenta; d) “o abandona”, ‘é dividido’ ou ‘é separado’. Para entender esse provérbio precisamos lembrar do que Jesus disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber” At 20:35. Dar e receber são mais relativas ao caráter do que às posses. Você tem disposição para dar e fazer amigos, ou só quer receber?

Ore sobre isso:
a) peça a Deus um coração generoso, então, mesmo tendo pouco, você encontrará o que dar e seus amigos se multiplicarão; b) confesse a Deus quando você pensou apenas em receber dos relacionamentos em sua lista ‘A’; c) confesse a Deus se você não pensou em dar aos seus pais, líderes e pastores, mas apenas em receber deles; d) dedique-se a Deus para ser generoso nas oportunidades que ele lhe der; e) agradeça pelas coisas que você pode dar às pessoas em sua lista ‘A’.

Comente:
Quando éramos crianças, meus irmãos e eu sempre colhíamos flores silvestres nos terrenos baldios para dar de presente à nossa mãe, sempre procurávamos surpreendê-la fazendo uma tarefa de casa sem ser solicitada. Suficiência ou carência nesse texto não tem a ver com posses e bens, mas com o caráter. Comente com os pacificadores sobre coisas preciosas que todos podemos dar e, com isso, multiplicar os amigos. Use o link ‘comentários’.

3 comentários em “#PACI20 devocional 23”

  1. Acho que o tempo é algo importante para se dar a alguém. Tempo de conversa, de estar presente e de fazer parte da vida da pessoa.
    Falo por mim mesma, que na maioria das vezes não vejo minha mãe pela correria do dia a dia, às vezes essa falta de estar presente na vida de alguém nos faz perder coisas importantes e momentos únicos.

  2. Acho que a questão material é a de.menor relevância em uma relação interpessoal, claro que como cristão quando.necessario devemos.ajudar de coração com o que for necessário.
    O nosso tempo, nossa amizade e nossas mãos de obra são bens muito valiosos para nossas amizades, nutrindo não apenas nossos.relacionamentos, mas também mostra como podemos ser a luz do mundo e sal da terra.

  3. Esse texto é muito importante e me fez refletir a cerca de uma das nossas principais missões aqui nesta terra, que é amar e demonstrar o amor de Cristo para as pessoas. Como diz em 1 João 3:16, nós temos que amar nossos irmãos ao ponto de estar disposto a entregar a nossa própria vida. Portanto, creio que demonstrando esse amor, a generosidade aparecerá mutuamente, e tudo o que nós recebemos e nos alegramos por tê-los recebido, seja atenção, tempo, carinho, cuidado, etc, nós estaremos dispostos a também oferecer isso para as pessoas dentro dos nossos relacionamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *