#PACI20 devocional 20

Quem achou que 40 dias era muito tempo? Chegamos à metade de nossos devocionais e faltam apenas 23 dias para nossa escola. Prepare-se espiritualmente.

#PACI20 devo40/20
“Quem se isola busca interesses egoístas e se rebela contra a sensatez” Pv 18:1. Esse não é um texto fácil de traduzir do hebraico, mas em sentido literal ele diz: ‘sobre o desejo, o homem que se separa o procura incessantemente, ele se opõe a toda a sabedoria’: a) “se isola”, separa ou divide; b) “busca”, o tempo verbal indica uma ação contínua ou repetitiva; c) “interesses egoístas”, desejos; d) “se rebela” , também ‘interfere’ ou ‘se enfurece’, da raiz ‘ser obstinado’; e) “sensatez”, provavelmente de uma raiz que significa ‘comprovar’, portanto uma sabedoria efetiva, produtiva. Embora o texto não nos diga se a pessoa se separa para buscar seus desejos, ou busca seus desejos porque se separa, ele afirma que nessa condição a pessoa vai contra a sabedoria efetiva, isto é, vai contra o sucesso. Você é egoísta e solitário, ou aprendeu o caminho da generosidade e do relacionamento?

Ore sobre isso:
a) confesse diante de Deus que você deve cuidar “não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” Fp 2:4; b) confesse ao Senhor todas as atitudes egoístas que separam você de seus relacionamentos na lista ‘A’; c) comprometa-se com Deus a não ser governado pelos seus desejos, mas deixá-los de lado para fortalecer seus relacionamentos.

Cometários:
O texto que examinamos hoje nos ensina que egoísmo e solidão andam juntos e se opõe à sabedoria efetiva, isto é, aos resultados e ao sucesso. Mas muita gente não entende isso. Hoje mesmo alguém postou no Instagram: ‘Minha meta para 2020 é me dedicar mais a mim… Decidi que não quero mais dívidas comigo mesmo’. Como você explicaria que ao nos ocuparmos do que é bom para os outros e nos relacionarmos melhor nos tornamos mais bem-sucedidos? Use o link ‘comentários’.

5 comentários em “#PACI20 devocional 20”

  1. vida, só há de ter vida, quem a dividir, livre e sem medida.
    essa é uma das minhas musicas favoritas, e ela me ensina muito isso.
    nesse ano tenho aprendido bastante sobre a importância da vida dos outros dentro da minha vida, eles importam a mim pois os seus erros são os meus. e devemos mostrar isso a eles, como relacionados, nossas atitudes pessoais interferem nas atitudes coletivas.

  2. As conquistas pessoais são as mais efêmeras. Qualquer um de nós já desejou tanto uma coisa, um novo cargo, ou uma experiencia única, que quando realizou não era mais tão significante. Agora quando fazemos algo pelo nosso próximo, quando não focamos em nossos próprios umbigos (rsrs), a alegria é duradoura!

    “Há maior felicidade em dar do que em receber”.

  3. Aprendi esse ano na prática que servir ao próximo é mais prazeroso do que ser servida!
    Que se dedicar ao próximo é uma dádiva. Trás paz e mostra a bondade de Deus.

  4. Quando estamos buscando fazer algo por nosso próximo a alegria que o Senhor enche os corações é imensa, podemos compartilhar da cumplicidade que o Senhor promove em seus mandamentos, ó como é bom viver em comunhão

  5. A sociedade atual caminha para o individualismo e o egocentrismo, ao ponto de entender que a necessidade do próximo e até as pessoas em si são algo irrelevante para o seu sucesso. Porém novamente a bíblia nos faz ser diferentes do mundo, mostrando que o relacionamento e o pensar nas pessoas é algo que nos leva ao sucesso. Como já estudamos em Provérbios 14:21 o verdadeiro sucesso está em ajudar e olhar para o próximo, pois sabemos que Deus honra e abençoa aqueles qua amam quem Ele amou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *