#PACI20 devocional 19

#PACI20 devo40/19
“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” Pv 17:17. Literalmente, ‘durante a espera o amigo ama, além disso, no aperto um parente é nascido’: a) “amigo” e “irmão”, enquanto a primeira palavra fala de diversos tipos de relacionamento, a segunda é mais usada para relações de parentesco; b) “em todos os momentos”, o substantivo tem raiz em observar, sugerindo a passagem do tempo, a espera; c) “adversidade”, aperto ou estreito; d) “é um irmão”, originalmente ‘o irmão é trazido à luz’. Esse texto não compara amigos e irmãos de sangue; ele ensina que a amizade é perseverante em tempos de calma e se torna ainda mais intensa quando a situação é difícil. É como se a adversidade fosse a mãe do irmão. Considere seus relacionamentos na lista ‘A’, você é um amigo constante, sempre presente, e sua amizade se torna ainda mais intensa nas dificuldades?

Ore sobre isso:
a) agradeça a Deus se você tem amigos perseverantes, que se tornam ainda mais próximo quando você passa por dificuldades; b) confesse a Deus se você negligenciou seus amigos em qualquer momento e principalmente quando mais precisavam de você; c) assuma com Deus o compromisso de ser um amigo sempre presente para aqueles a quem o Senhor colocar ao seu lado.

Comente:
Conte um testemunho de uma dificuldade que você atravessou junto com um amigo/a e isso fortaleceu a amizade de vocês. Use o link ‘comentários’.

4 comentários em “#PACI20 devocional 19”

  1. Erikinha é uma amiga muito especial para mim. Foi com ela que participei do primeiro paci, e depois disso nos tornarmos muito íntimas. Já tínhamos uma amizade antes, mas depois partilhamos muito mais de nossas vidas. Ainda em 2017 eu tive um problemão emocional, e na hora que estava passando por ele, mandei uma mensagem. Ela chegou depois de 5min, tinha acabado de tomar banho, ela orou comigo e teve muito choro nesse dia. Eu sabia das consequências que viriam se continuasse a fazer aquilo. E ela abriu tanto os meus olhos naquele dia, no momento de tanta fragilidade, foi ela que Deus usou para me restaurar!

  2. Esse devocional me deu um soco bem no meio do estômago, em minhas amizades mais próximas eles sempre estiveram prontos a serem ouvidos, uma amigo em especial teve um ano muito difícil, tentei com afinco ajudar, consolar, e até apresentar o amor e paz que o Senhor promove, mas por motivos totalmente externos acabei me afastando deles de forma a neste momento não saber o que está acontecendo, os ensinamentos do senhor nos mostram que a amizade é para absolutamente todos os momentos até se tornar um amor forte de caráter fraternal, peço ao Senhor entendimento e forças para poder fazer o que é certo e estar presente a eles naquilo que for necessário, continuar apresentando o evangelho e estar aqui no dia bom e no dia mal.

  3. Um mês atrás mais um menos, um amigo me chamou para conversar pois ele ainda tinha muitas duvidas pois é novo convertido. E ele me contou varias coisas e pediu ajuda para lidar com elas, então me prontifiquei para orar junto dele e para conversarmos o tempo que fosse necessário. Alguns dias depois ele me chamou e agradeceu pelo que fiz por ele, pois a angustia e duvidas que ele tinha já não existiam mais. Agradeci a Deus por poder ajudar esse jovem e realmente poder viver esse versículo.

  4. A cada dia que passa eu percebo que a amizade foi uma das dádivas que Deus nos deu aqui nessa terra. Esse ano sendo um ano intenso de estudos e de preparação para vestibulares, de forma que o estudo se tornou presente em quase todos os turnos do meu dia, meus amigos mais próximos sempre estavam ali me incentivando, me ajudando a prosseguir e me relembrando o que sempre deveria ser a prioridade máxima na minha vida, que é servir a Cristo. Por isso temos que sempre aprimorar nossas amizades, como diz em Romanos 12:10, devemos sempre nos amar com o amor fraternal e proferir honra uns aos outros, para que assim possamos ser bons amigos, sendo que até nos momentos mais difíceis possamos estar próximos o suficiente para ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *