#PACI220 devocional 15

#PACI20 devo40/15
“Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!” Pv 15:23. Literalmente, ‘Tem alegria um homem pela resposta de sua boca; ademais, palavra em tempo, quanto beneficia?’: a) “resposta” e “hora certa” parecem vir da mesma raiz que significa ‘prestar atenção’, portanto tanto a “resposta” como o “conselho” são qualificados por uma observação cuidadosa; b) a resposta cuidadosa é causa de alegria; c) “conselho” ou ‘palavra’ indica que é de iniciativa de quem fala, o que se soma à “resposta” que é provocada; d) “bom” (adjetivo, verbo ou substantivo), está associado a uma partícula interrogativa no hebraico, apelando para a avaliação do leitor. Embora isso não seja tão explícito em português, esse texto enfatiza a importância da atenção ou observação durante uma conversa, seja para responder seja para falar. Você ouve com atenção antes de responder e falar, ou erra por se precipitar?

Ore sobre isso:
a) pense em como você responde ou fala com as pessoas de sua lista ‘A’, confesse ao Senhor se você tem se precipitado, falando coisas ruins e dando respostas que trazem tristeza; b) suplique ao Senhor que lhe ajude a observar mais, prestar mais atenção no que as pessoas dizem ou demonstram; c) comprometa-se com o Senhor a ouvir mais do que falar: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar…” Tg 1:19.

Comente:
Adolescentes e jovens são muito mais rápidos do que os adultos. Isso é uma virtude, mas a precipitação é um defeito que pode levar a vários pecados. De modo geral, toda virtude na hora e intensidade erradas pode ser um defeito. Qual o plano de Deus para que nossas virtudes não se tornem defeitos? Comente isso com outros pacificadores. Use o link comentários.

3 comentários em “#PACI220 devocional 15”

  1. Eu literalmente acabei de sair de uma situação onde a pessoa utilizou de respostar dolorosas com ou sem intuito de ferir, mas que acabaram o fazendo.
    Eu literalmente mostrei o quanto aquilo tinha me afetado, mas a pessoa me identificou como frágil e vitimista.
    Tenho tentado ouvir e ver o lado das pessoas antes de tirar qualquer conclusão, até pq uma má interpretação leva a tristeza, pode machucar, peço ao senhor direcionamento, entendimento e conforto ao meu espírito, além de discernimento para entender e me portar diante destas situações.

  2. Tenho me edificando muito com essas devocionais e cravando esses versículos de provérbios em meu coração e praticando-os a cada novo dia.
    Mas um dos conselhos nas considerações finais feita pelo apóstolo Paulo em primeira Tessalonicenses 5:17 que diz “Orem continuamente.” Tem me ajudado nessas questões em relação ao próximo, está a cada segundo do meu ser em oração, em devoção ao Senhor e sobe a direção do Espírito Santo em minhas conversas e relacionamentos. Já tenho visto efeitos, procurando ser sincera sempre com as pessoas ao me redor e mudando o meu jeito de falar com elas. Evitando que as virtudes se tornem defeitos, mas tornando os defeitos em virtudes.

  3. Muitos jovens e adolescentes atualmente estão se tornando cada vez mais insensatos, não pensam mais no que dizem, falam o que vem na cabeça e não se importam com o resultado disso, e nem com o que isso causará na vida de outras pessoas. É triste, pois essas palavras ditas precipitadamente acabam prejudicando ainda mais as pessoas e ao invés de causar alegria, causa tristeza e dor. Por isso é importante que nós cristãos sejamos sensatos, que pensemos bem no que falamos, no como falamos e no quando falamos, ou seja, temos que seguir o conselho de Provérbios 3:21 que diz, “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *