#PACI20 devocional 10

#PACI20 devo40/10
“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal” Pv 13:20. Literalmente, ‘Quem anda com sábios será sábio, mas o companheiro dos loucos ficará alarmado’: a) “Aquele que anda” – figurativo para relacionamento; b) “com os sábios”, “sábio” – inteligentes, capacitados, criativos; c) “mas o companheiro” – a ideia é a de pastorear, o que pode traduzir uma relação de liderança, o subordinado dos sábios e o líder dos tolos; d) “dos tolos” – quase sempre traduzido como loucos, pessoas sem raciocínio lúcido; e) “acabará mal” – a ideia base é a de um alarme ou de gritos, possivelmente por causa da guerra ou do perigo. O texto afirma o poder dos relacionamentos na aprendizagem. Sabemos que prendemos por imitação e os mais jovens são mais sensíveis a isso. Você vai acabar fazendo o que as pessoas na lista ‘A’ fazem: isso será bom ou mal?

Ore sobre isso:
a) confesse ao Senhor se em sua lista ‘A’ estão pessoas tolas, que não pensam para falar ou fazer; b) confesse ao Senhor comportamentos e ações ruins que você imitou das pessoas com quem se relaciona; c) suplique ao Senhor para encontrar gente sábia com quem se relacionar; d) comprometa-se a conviver com pessoas sábias, de comportamento e ações inteligentes conforme Deus.

Comente:
Se em sua lista ‘A’ há pessoas sábias, conte para os outros pascificadores a lição importante que você aprendeu mais recentemente. Use o link ‘comentários’.

6 comentários em “#PACI20 devocional 10”

  1. Ter a oportunidade de ter pessoas sábias pra caminhar ao meu lado nesse ano me ensinaram muita coisa. Uma das mais recentes e marcantes, é a real compreensão de que a vida não é fácil. Parece meio bobo, mas quando algumas pessoas da minha lista A me aconselhavam na dificuldade, era bem complicado nas situações aplicar a palavra de Deus sozinha. E elas são extremamente importantes hoje para minha caminhada com Cristo.

  2. eu tenho honra de meus melhores amigos serem pacificadores, e nem um deles moram na minha cidade, carinhosamente chamados de web-paci-amigos. e aprendo muito com uma dessas pessoas, e acho que a última lição é que devemos sempre confiar a DEUS todos os nossos problemas, pois ele, como soberano, tem o controle de tudo.

  3. Dentre minha lista A, tenho a minha líder/companheira de ministério que vem me ensinando muito ao longo dos anos, o último conselho marcante e decisivo que ouvi foi “qual seu foco? Qual sua principalmente prioridade? Quer ganhar dinheiro ou a crtz que está cumprindo a vontade do Senhor?” Até hoje me lembro disso em todas as minhas decisões. Não há nada melhor que andar com sábios, pois sabemos que a cada dia mais aprendemos com eles e nos tornamos sábios tbm, que Deus acrescente a cada dia mais pessoas assim nas nossas vidas e que possamos estar sempre abertos a conselhos de pessoas assim.

  4. Em minha lista há pessoas sábias que eu aprendo muito. Tenho aprendido, por exemplo, até mesmo a importância de cuidar da saúde física também, pois se não nos alimentamos direito e não estamos saudáveis, ficaremos mais doentes e não conseguiremos trabalhar com maior excelência. Com essas pessoas aprendi que somos templo do Espírito Santo e que cuidar da saúde espiritual é importante, mas da física também.

  5. Esse ano foi muito importante pra mim, minha caminhada espiritual evoluiu de uma forma imensa, em determinado momento do ano estive passando por problemas fortes espirituais que refletiram em toda a minha vida, e uma ideia que me surgiu foi pedir para passar pela sala pastoral, aconselhamento, ser ouvido foi uma coisa que realmente fez toda a diferença e dia após dia tento seguir aqueles conselhos que tenho certeza que foram direcionados pelo Senhor.
    É muito importante que tenhamos convicção de que há em nossa lista A sábios que nos ajudam diariamente em diversos aspectos em nossas vidas, principalmente espirituais

  6. É sempre importante lembrarmos da forte influência que principalmente os amigos mais próximos tem sobre nós, pois é realmente muito difícil estar com outras pessoas diariamente e não imitamos inconscientemente alguns hábitos ou até pensamentos. É certo que nós cristãos devemos influenciar e não ser influenciado pelo mundo, porém com amigos próximos sempre há resquícios deles em nós, por isso é importante sempre nos afastamos daqueles que são más influências, pois com diz em 1 Tessalonicenses 5:22, nós temos que sempre fugir da aparência do mal. Atualmente sou muito grato a um amigo que sempre me mostra a importância de agradecer pelo privilégio de servir a Cristo, principalmente numa igreja que mantém a conduta íntegra e bíblica, pois nos tempos atuais até mesmo muitas igrejas tem se desviado do seu propósito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *